Reumatologista em Porto Alegre
Email:atendimento@reumatologistaguilherme.com.br

LIGUE AGORA

(51) 3373-9976

Você já ouviu falar de Síndrome da Hipermobilidade?

fevereiro 8, 2021

Você já ouviu falar de Síndrome da Hipermobilidade?

A hipermobilidade é a capacidade de mover as articulações mais do que as outras pessoas e normalmente isso já é percebido desde a infância, mas isso não necessariamente significa ter alguma doença. Essa avaliação pode ser feita através do exame médico atentando para os ângulos de movimento articulares.

👨⚕️ A hipermobilidade é bastante frequente e alguns estudos estimam que esteja presente em algum grau em até uma em cada cinco pessoas, ou seja, 20% da população. Sempre nos chama a atenção as pessoas tem uma hipermobilidade mais importante, como atletas de ginástica, contorcionistas e dançarinos.

Porém, como falamos a hipermobilidade em si não é considerada uma doença, mas a SÍNDROME DA HIPERMOBILIDADE, que é quando essa HIPERMOBILIDADE LEVA A SOBRECARGA DE ESTRUTURAS QUE ENVOLVEM AS ARTICULAÇÕES, ACARRETANDO EM DOR.

💬 E sempre que houver hipermobilidade importante ou que leve a lesões de estruturas articulares, como por exemplo pessoas que tem luxações frequentes (quando a articulação saí de sua posição anatômica, precisando normalmente ser colocada novamente no lugar) temos que investigar algumas doenças genéticas que podem levar a esse quadro.

A importância dessa investigação é que quem tem uma causa genética para esse quadro de hipermobilidade importante, pode ter alterações em órgãos internos que podem acarretar em problemas de saúde mais graves.

❗ As doenças genéticas mais frequentes que podem levar a hipermobilidade são a síndrome de Marfan e a síndrome de Ehler-Danlos, que vamos falar durante essa semana.

❓ Ficou com alguma dúvida? Chame no direct ou deixe sua pergunta nos comentários!

Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *