Qual a diferença de atividade física e exercício físico?

Post Date: 12 de março de 2021

Qual a diferença de atividade física e exercício físico?

💬 Muitas vezes ouço no consultório pacientes falando, eu caminho bastante no meu trabalho ou hoje eu caminhei até o mercado, hoje subi até o terceiro andar de escada então não preciso fazer exercícios físicos. Será que fazer essas atividade é realmente a mesma coisa que fazer um exercício físico?

📕 Então entramos no conceito e nas diferenças entre atividade e exercício físico.

👨‍⚕️ ATIVIDADE FÍSICA é qualquer movimento da musculatura que resultem em gasto energético e que tenham relação com o ambiente em que a pessoa está inserida. Portando a atividade física está presente no seu dia a dia, seja no trabalho, no lazer ou nas atividades cotidianas. São exemplos: andar tranquilamente, fazer atividades domésticas, atividades do trabalho.

🚴 Por outro lado, EXERCÍCIOS FÍSICOS são atividades planejadas e sistematizadas, que além do gasto energético, proporcionam maior aptidão física e atlética, resultando em melhora nos índices de saúde. São exemplos: caminhada programada, corrida, musculação, natação, hidroginástica.

❗ Portanto, mesmo que sua rotina seja cheia de atividade física, isso não necessariamente é o equivalente a fazer exercícios físicos programados regularmente e os efeitos para saúde também não são os mesmos.

Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *