Nessas últimas semanas tenho recebido muitos questionamentos de pacientes sobre a realização da vacina contra o novo coronavírus, porque felizmente a vacina se tornou realidade no Brasil.
PACIENTES REUMATOLÓGICOS PODEM TOMAR A VACINA INDEPENDETEMENTE DE SUA DOENÇA OU TRATAMENTO.
As duas vacinas até o momento disponíveis, CORONAVAC e OXFORD/ASTRAZENECA, não possuem o risco de desenvolvimento de infecção, diferente de outas vacinas como febre amarela e tríplice viral que pacientes em uso de imunossupressores devem evitar a realização.
Alguns pacientes com imunossupressão moderada a alta*, devem sempre conversar com seu reumatologista para definir o melhor momento para realização da vacina, pois conforme o grau da imunossupressão há uma pequena chance de não criar resposta imune a vacina. Em alguns casos podemos esperar algum tempo para reduzir a dose do corticoide ou passar o efeito da pulsoterapia. Entretanto, se o paciente desejar fazer NÃO HÁ CONTRAINDICAÇÃO pela doença reumatológica.
Imunossupressão moderada a alta: prednisona (ou equivalente) em dose maior que 20mg ao dia, azatioprina, micofenolato, ciclofosfamida, tofacitinibe, baricitinibe, upadacitinibe e imunobiológicos (etanercepte, adalimumabe, infliximabe, certolizumabe pegol, golimumabe, abatacept, tocilizumabe, sarilumabe, canaquinumabe, rituximabe, belimumabe, secuquinumabe, ixequizumabe, ustequizumabe, guselcumabe).
Ficou com alguma dúvida? Chame no direct ou deixe sua pergunta nos comentários!
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862
Uma resposta
Boa noite, Dr. Guilherme!!!!
Meu pai tem artrite reumatoide, lúpus e síndrome de felty. Tem 75 anos,Foi internado 2 vezes esse ano por infecção causada pela neutropnia, no momento fazendo desmame de prednisona com dose de 10mg e tomando hidroxicloroquina 200mg,por efeito colateral das medicações desenvolveu diabetes e hipertensão, ambos controlados com medicação. O estado geral do meu pai é bom, o hemograma está dentro da normalidade. O reumatologista que acompanha meu pai disse que ele pode tomar a vacina, mas estou insegura. Na própria SBR,não é citada a síndrome de felty e tenho receio da vacina mexer de alguma maneira com o sistema imunológico dele,o senhor poderia me dar sua opinião sobre esse caso específico. Sei que o senhor não é o médico do meu pai,e talvez fique difícil emitir uma opinião, mas se for possível por favor, nos fale algo a respeito. Grata.