Reumatologista em Porto Alegre
Email:atendimento@reumatologistaguilherme.com.br

LIGUE AGORA

(51) 3373-9976

Vacina para COVID-19 em pacientes reumatológicos

janeiro 23, 2021

Vacina para COVID-19 em pacientes reumatológicos

❓ Nessas últimas semanas tenho recebido muitos questionamentos de pacientes sobre a realização da vacina contra o novo coronavírus, porque felizmente a vacina se tornou realidade no Brasil.

❗ PACIENTES REUMATOLÓGICOS PODEM TOMAR A VACINA INDEPENDETEMENTE DE SUA DOENÇA OU TRATAMENTO.

👨⚕️ As duas vacinas até o momento disponíveis, CORONAVAC e OXFORD/ASTRAZENECA, não possuem o risco de desenvolvimento de infecção, diferente de outas vacinas como febre amarela e tríplice viral que pacientes em uso de imunossupressores devem evitar a realização.

💉 Alguns pacientes com imunossupressão moderada a alta*, devem sempre conversar com seu reumatologista para definir o melhor momento para realização da vacina, pois conforme o grau da imunossupressão há uma pequena chance de não criar resposta imune a vacina. Em alguns casos podemos esperar algum tempo para reduzir a dose do corticoide ou passar o efeito da pulsoterapia. Entretanto, se o paciente desejar fazer NÃO HÁ CONTRAINDICAÇÃO pela doença reumatológica.

💬 Imunossupressão moderada a alta: prednisona (ou equivalente) em dose maior que 20mg ao dia, azatioprina, micofenolato, ciclofosfamida, tofacitinibe, baricitinibe, upadacitinibe e imunobiológicos (etanercepte, adalimumabe, infliximabe, certolizumabe pegol, golimumabe, abatacept, tocilizumabe, sarilumabe, canaquinumabe, rituximabe, belimumabe, secuquinumabe, ixequizumabe, ustequizumabe, guselcumabe).

❓ Ficou com alguma dúvida? Chame no direct ou deixe sua pergunta nos comentários!

Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862

Uma resposta

  1. Boa noite, Dr. Guilherme!!!!
    Meu pai tem artrite reumatoide, lúpus e síndrome de felty. Tem 75 anos,Foi internado 2 vezes esse ano por infecção causada pela neutropnia, no momento fazendo desmame de prednisona com dose de 10mg e tomando hidroxicloroquina 200mg,por efeito colateral das medicações desenvolveu diabetes e hipertensão, ambos controlados com medicação. O estado geral do meu pai é bom, o hemograma está dentro da normalidade. O reumatologista que acompanha meu pai disse que ele pode tomar a vacina, mas estou insegura. Na própria SBR,não é citada a síndrome de felty e tenho receio da vacina mexer de alguma maneira com o sistema imunológico dele,o senhor poderia me dar sua opinião sobre esse caso específico. Sei que o senhor não é o médico do meu pai,e talvez fique difícil emitir uma opinião, mas se for possível por favor, nos fale algo a respeito. Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *