Tenho artrose, mas não consigo emagrecer. E agora?

Post Date: 6 de março de 2021

Tenho artrose, mas não consigo emagrecer. E agora?

🗣 Como falamos nos últimos posts, a obesidade pode levar ao desenvolvimento e agravamento da artrose (desgaste das cartilagens) tanto por sobrecarga das articulações como por um efeito metabólico pró-inflamatório que acelera a degeneração das cartilagens.
👨⚕️ E na sua consulta, provavelmente, eu mesmo ou seu médico, recomendamos que perca peso, mas voltar ao seu peso de 15 ou 20 anos parece uma missão impossível e inalcançável, levando a uma desmotivação importante. Porém, sabemos que ninguém precisa pesar 50 quilos para ter benefício sobre a artrose.
📕 Diversos estudos já foram feitos sobre isso e uma PERDA DE 5% DO PESO EM UM PERÍODO DE 20 SEMANAS (5 MESES) JÁ POSSUI IMPACTO PARA MELHORA DOS SINTOMAS DA ARTOSE.
💬 Portanto, para uma pessoa de 100Kg, se perder 5Kg em 5 meses, já vai ser possível notar um impacto positivo sobre a artrose. ENTÃO REDUZIR UM QUILO DE PESO POR MÊS JÁ PODE TRAZER BENEFíCIO!! Não desista porque não perdeu 10Kg em uma semana, como diversas dietas milagrosas se propõem.
❗ É claro que quanto maior for a perda de peso, maior será o benefício. Mas o segredo é ter perseverança e focar no objetivo final, com mudanças progressivas no estilo de vida.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *