Semana das Doenças Raras: Policondrite Recidivante
A policondrite recidivante (PCR) é uma doença autoimune sistêmica rara caracterizada pela INFLAMAÇÃO RECORRENTE DE TECIDOS CARTILAGINOSOS. A doença acomete mais frequentemente as cartilagens do nariz e das orelhas, podendo, contudo, afetar as articulações, olhos, traqueia, brônquios e válvulas cardíacas.
A doença acomete ambos os sexos, principalmente entre 40 e 50 anos de idade. A incidência anual da doença é rara, acometendo 3,5/milhão de pessoas. Em aproximadamente um terço dos casos, a PCR encontra-se associada a outras doenças, como artrite reumatoide, vasculites sistêmicas primárias, cirrose biliar primária, doença inflamatória intestinal, doença de Behçet (síndrome MAGIC), entre outras.
A MANIFESTAÇÃO CLÁSSICA É A INFLAMAÇÃO DAS CARTILAGENS, COM INCHAÇO E VERMELHIDÃO DAS ORELHAS E DO NARIZ. Mas pode haver acometimento de outros tecidos cartilaginosos como falamos acima.
O diagnóstico é baseado principalmente na avaliação pelo reumatologista, alguns exames complementares podem ajudar no diagnóstico e principalmente descatar que a PCR esteja associada a outra doença.
O tratamento é baseado na gravidade do quadro e se baseia em controle da atividade autoimune e inflamatória evitando a progressão da doença. Nos casos em que a PCR está relacionada a outra doença imunomediada, o tratamento da doença já costuma controlar a atividade nas cartilagens.
Faça sua parte e compartilhe sobre isso com quem você conhece! Envie esse post para seus amigos e familiares!
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862