A Arterite de Takayasu (AT) é um tipo de vasculite (doença em que ocorre inflamação de vasos sanguíneos) que afeta de forma crônica a maior artéria do corpo humano, a aorta, e seus ramos principais.
Com o passar do tempo, a AT provoca uma diminuição do calibre das artérias afetadas (fenômeno chamado de estenose) e pode, às vezes, resultar na sua oclusão completa.
A incidência anual da doença é rara, acometendo 1 a 3 pessoas por milhão. A doença tem predomínio pelo sexo feminino e, geralmente, se inicia na faixa entre 10 e 40 anos de idade, mas persiste por vários anos (evolução crônica) e o diagnóstico pode ocorrer muito tempo depois do início da mesma, já que as alterações mais características se desenvolvem de forma bastante lenta e gradual.
Os sintomas característicos da doença são dor nas extremidades, desencadeada pelo seu uso, pois nas artérias já estreitadas pela doença não conseguem mais suprir as quantidades de oxigênio exigidas pelo esforço destas extremidades, fenômeno este conhecido como claudicação. O paciente pode perceber também uma extremidade mais fria que a outra. No exame médico pode-se perceber diminuição ou ausência de pulsação das artérias e diferença da medida de pressão arterial entre os membros.
O diagnóstico é realizado através da avaliação do reumatologista, com o auxílio de exames complementares, tanto laboratoriais, quanto de imagem que demonstrem a inflamação das artérias.
O tratamento da AT se baseia em medicações que ajudem a controlar a inflamação nas artérias e evitar surgimento dessa inflamação em outros locais. E quando já existe uma obstrução do vaso, podem ser necessários procedimentos para restabelecer o fluxo sanguíneo.
Ficou com alguma dúvida? Chame no direct
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862
Uma resposta
Boa tarde Dr, marquei uma consulta para breve com o senhor pelas indicações de ser um excelente profissional e gostaria de saber qual sua experiência no diagnóstico e tratamento de doenças raras como a arterite de takayasu.
Grata desde já.