A artrose ou osteoartrite, que é o tema das postagens dessa semana, como falamos é um desgaste da cartilagem articular. Porém a cartilagem não doí, por não existem terminações nervosas na cartilagem. Mas então fica o questionamento por que a artrose dói?
A dor na osteoartrite pode ter diversos mecanismos e as vezes todos eles podem estar presentes em intensidades diferentes.
Um dos principais mecanismos é que a alteração da cartilagem leva a liberação de substâncias que promovem inflamação na articulação, levando a inchaço, calor e dor local. Por isso o nome de osteoartrite, denotando que há sim inflamação, mas não que haja alguma doença inflamatória sistêmica causando a doença.
Com a evolução da doença, tanto o inchaço, quanto o crescimento ósseo que ocorre para tentar compensar a perda da cartilagem pode levar a compressão das estruturas que envolvem a articulação, como ligamentos, tendões e a cápsula articular, todas essas estruturas que possuem terminações nervosas e informam nosso corpo que algo está errado gerando a sensação de dor.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862