Pacientes com fibromialgia, frequentemente relatam que seus sintomas pioram conforme ou seu estado emocional, situações de estresse, ansiedade ou depressão podem agravar os sintomas da fibromialgia e dificultar o controle da doença.
O segundo princípio do tratamento baseia-se principalmente na TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC), que leva principalmente em conta a forma como cada um age perante os acontecimentos do dia a dia, para tentar entender e modificar suas emoções e seu modo de agir. Desta forma, a TCC dá uma grande ênfase aos pensamentos do paciente e à forma como este interpreta o mundo, sendo que seu objetivo é ajudá-lo a aprender novas estratégias para atuar no ambiente de forma a promover mudanças necessárias. Na Fibromialgia, a TCC poderia auxiliar o paciente a entender e interpretar melhor suas atitudes frente à dor e demais sintomas da Fibromialgia para enfrentá-los de forma mais eficaz.
Os familiares também sofrem neste convívio com os portadores de fibromialgia, devido ao intenso estresse psicológico, devendo estes permanecer cientes da condição e suas manifestações, fornecendo suporte ao paciente e não agravando o estresse emocional já presente pela própria fibromialgia.
Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia
Clique aqui para saber mais sobre a Fibromialgia.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862