A síndrome do túnel do carpo ocorre devido a uma compressão nervosa, especificamente do nervo mediano, que passa por um túnel estreito na mão.
Os sintomas que ocorrem costumam ser dor, formigamento e sensação que a mão está dormente, principalmente no dedo indicador e dedo médio. Normalmente os sintomas pioram a noite e pela manhã, devido a posição que ficamos com as mãos ao dormir.
A causa dessa compressão pode ser bastante diversa, desde movimentos repetitivos ou alguma batida na região ou por doenças mais graves com algumas doenças reumatológicas, diabetes e problemas da tireóide, por exemplo.
O diagnóstico é feito através do exame médico, podendo ser realizados exames complementares, principalmente a eletroneuromiografia, que testa a função do nervo.
O tratamento pode ser feito com uso de tala para o punho a noite, evitando compressão do nervo pela posição ao dormir, além de evitar movimento repetitivos e quando não houver resposta pode ser feita infiltração e em casos graves cirurgia.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862