Reumatologista em Porto Alegre
Email:atendimento@reumatologistaguilherme.com.br

LIGUE AGORA

(51) 3373-9976

O que é Fenômeno de Raynaud

junho 26, 2020

O que é Fenômeno de Raynaud

Com a chegada do frio é comum a queixa de que os dedos estão mudando de coloração, ficando brancos ou roxos/azulados, como se a circulação estivesse parado. Essa foto é de uma paciente com fenômeno de Raynaud, que atendi no consultório.
O fenômeno de Raynaud (FR) é uma resposta vascular exagerada à temperatura fria ou ao estresse emocional que cursa com alteração da cor da pele dos dedos de mãos e/ou pés.
O FR é considerado primário se os sintomas ocorrerem isoladamente, sem evidência de outra doença relacionada. E pode ser secundário, quando estiver relacionado a outra doença como esclerose sistêmica, lúpus eritematoso sistêmico, distúrbios hematológicos, hipotireoidismo, alterações vasculares, etc.
Estimativas da prevalência do fenômeno de Raynaud na população em geral variam de 3 a 20% em mulheres e 3 a 14% em homens. É mais comum entre jovens e familiares de pacientes com FR. Também há associação com enxaqueca e tabagismo. Nos pacientes com fenômeno de Raynaud, ele é primário em 80 a 90% dos casos e secundário em 10 a 20%.

Para avaliar se você possa ter o FR, basta responder essas 3 perguntas:
– Os seus dedos são excepcionalmente sensíveis ao frio?
– Seus dedos mudam de cor quando expostos a temperaturas frias?
– Os seus dedos ficam brancos, azuis/roxos ou ambos?

O FR pode ser diagnosticado se o paciente tiver resposta positiva para as três perguntas ou se for visualizado um ataque durante o exame médico. Após o diagnóstico é importante identificar se o Raynaud é primário ou secundário, devendo passar por uma avaliação detalhada pelo seu reumatologista e frequentemente com a necessidade de exames complementares, laboratoriais e capilaroscopia.

*Fonte: TelessaúdeRS: O que é fenômeno de Raynaud e como diferenciar o primário do secundário?

Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *