A Síndrome de Sjögren (SSj) é uma doença crônica autoimune que ocorre por alteração do funcionamento do sistema imunológico, levando à inflamação, principalmente das glândulas lacrimais e salivares, causando secura dos olhos e da boca.
A SSj é pouco frequente, acometendo em torno de dois em cada mil brasileiros. Mulheres são mais acometidas que os homens, especialmente entre 40 e 60 anos, porém a síndrome pode ocorrer em qualquer idade. Os pacientes com outras doenças reumáticas como a artrite reumatoide e o lúpus eritematoso sistêmico são mais propensos a desenvolver a doença.
Os pacientes com SSj costumam apresentar secura principalmente dos olhos e da boca mas também na pele, nariz e vagina. Frequentemente os sintomas de fadiga e dores articulares crônicas estão presentes. Além disso, outros órgãos do corpo, como os rins, pulmões, vasos, fígado, pâncreas e cérebro também podem ser afetados.
Para a confirmação do diagnóstico, além de todos os sintomas já mencionados o paciente deverá apresentar alterações laboratoriais (exames de sangue), radiológicos e/ou anátomo-patológicos (biópsia das glândulas salivares menores feita no lábio).
O tratamento vai depender dos órgãos ou sintomas acometidos e da sua gravidade. No caso do paciente somente apresentar secura nos olhos e boca, eventualmente, poderão ser utilizados como tratamento somente lágrimas artificiais e substitutos de saliva. Remédios anti-inflamatórios, corticoides e/ou imunossupressores poderão ser utilizados quando houver manifestação mais graves, objetivando melhora da inflamação e evitando seqüelas.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862