O exame do FAN (Fator Antinuclear) é um dos principais exames utilizados para investigação de doenças autoimunes.
Este exame é considerado um exame de triagem para doenças autoimunes, pois ele detecta diversos anticorpos diferentes levando a padrões diferentes do exame. Quando positivo e há suspeita de doença autoimune, comumente é necessário a solicitação de anticorpos específicos conforme o padrão apresentado, essa interpretação do exame e definição de quais anticorpos solicitar deve ser feita pelo reumatologista.
No entanto, frequentemente esse exame pode dar positivo e não existir nenhuma doença autoimune. Estudos demonstram que este exame pode ser positivo em torno de 15% da população saudável e algumas situações, como infecções ou uso de alguns medicamentos, pode ser ainda maior.
Apenas para efeitos comparativos, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) que é uma das doenças mais associadas ao FAN positivo ocorre em 0,1% da população, demonstrando a quantidade muito maior de pessoas com FAN positivo e sem doença.
Portanto, FAN positivo não é igual a doença e na maioria das pessoas com o exame positivo não há evidência de doença autoimune.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862