Reumatologista em Porto Alegre
Email:atendimento@reumatologistaguilherme.com.br

LIGUE AGORA

(51) 3373-9976

Lúpus é genético?

agosto 7, 2020

Lúpus é genético?

Lúpus é genético?O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune em que múltiplos fatores são envolvidos até que a pessoa inicie com os sintomas. Sabemos, até o momento, que fatores ambientais, hormonais e genéticos influenciam no desenvolvimento da doença.

A identificação de fatores genéticos veio da observação de que familiares de portadores de lúpus tinham mais chance de também ter a doença do que a população em geral.

Em GÊMEOS idênticos, se um desenvolver a doença a chance do outro também ter a doença é de 24 a 57%, sendo milhares de vezes maior do que a população geral que é de 0,001%.

FAMILIARES DE PRIMEIRO GRAU (irmãos, pai, mãe, filhos) de pacientes com a doença tem 17 VEZES mais chance de ter a doença.
Se analisarmos apenas os IRMÃOS essa chance aumenta para 29 VEZES mais.

Em estudos genômicos, mais de 50 genes foram identificados como predisponentes para o aparecimento do lúpus e outros ainda estão em investigação.

Por isso a importância de eu SEMPRE PERGUNTAR nas consultas sobre a HISTÓRIA FAMILIAR, pois pode aumentar muito as chances de desenvolver a doença.

Fonte: Uptodate 2020 – Epidemiology and pathogenesis of systemic lupus erythematosus.

Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862

Uma resposta

  1. Olá Dr Guilherme Três!
    Minha filha que faz 40 anos este mês está com todos os sintomas de lúpus, está sobre análises de vários exames de sangue para termos uma resposta correta do diagnóstico.
    Estou lhe enviando este e-mail para lhe pedir orientação de como lidar com este problema e poder auxiliá-la da melhor maneira possível.
    Obrigada pela atenção Dr Guilherme!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *