Apesar de pacientes com fibromialgia poderem frequentemente estar acima do seu peso ideal, a FIBROMIALGIA NÃO ENGORDA. Alguns estudos com pacientes com fibromialgia viram que aproximadamente 30 a 40% dos pacientes tem obesidade e outros 30% estão com sobrepeso.
O aumento de peso nesses pacientes parece estar mais associada a fatores que são comuns tanto a fibromialgia quanto ao sobrepeso ou obesidade. Fatores como SEDENTARISMO, ALTERAÇÕES DO HUMOR, SONO DE MÁ QUALIDADE, ALIMENTAÇÃO INADEQUADA.
Já foi visto também que PACIENTES COM FIBROMIALGIA E QUE ESTÃO ACIMA DO PESO TEM NÍVEIS DE DOR MAIS ELEVADOS, mais alterações do sono, mais fadiga e mais limitações funcionais.
Por isso a importância da prática de exercícios físicos regulares, higiene do sono, cuidados com alterações do humor e alimentação saudável. Todos esses fatores que podem ajudar tanto no tratamento da fibromialgia quanto na perda de peso de uma forma saudável, levando a uma melhora global da qualidade de vida.
Ficou com alguma dúvida? Chame no direct ou deixe sua pergunta nos comentários!
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862
2 respostas
Encontrei o Artigo por coincidência em uma pesquisa através
do Google. Interessante artigo
Tenho fibromialgia faço uma alimentação equilibrada mesmo assim o meu peso vem aumentando muito, não durmo bem dias que é um sono descontrolado outros dias não consigo dormir a pior parte é sair da cama pela manhã amanheco muito cansada