A cantora e atriz Selena Gomez, que é famosa pelas séries na infância e pela carreira pop, tem 28 anos e já batalha contra o LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO desde jovem.
Desde 2014, Selena revelou à mídia que estava vivendo com a doença após ter cancelado shows e ter feito uma pausa na sua carreira para poder focar no tratamento.
Posteriormente, em 2017, após uma postagem emocionante no seu Instagram, revelou que estava com nefrite lúpica (acometimento dos rins pelo lúpus) e que seus rins haviam parado de funcionar e teve a necessidade da realização de um transplante. Na postagem, fez uma grande homenagem à sua amiga Francia Raisa, que foi a única pessoa próxima compatível para poder fazer a doação do rim para Selena.
Selena ainda falou: “Nem todo mundo é sortudo o suficiente para ter um doador e algo tão devastador como um transplante não deveria ser a melhor opção de tratamento disponível.
Estima-se que até 20% dos pacientes com lúpus podem ter acometimento renal e diversos tratamentos podem ser feitos para evitar a falência renal. Por isso o reumatologista necessita monitorar os exames do paciente com lúpus para qualquer sinal de acometimento renal.
O transplante é realizado apenas quando não há mais possibilidade de recuperação da função dos rins e o paciente necessita de hemodiálise contínua. É um procedimento com grande risco de complicações e com necessidade de uso de medicações potentes para o resto da vida, a fim de evitar a rejeição do órgão transplantado.
Ficou com alguma dúvida? Chame no direct ou deixe sua pergunta nos comentários!
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862