O cantor e ídolo teen Justin Bieber revelou no início do ano passado que vinha batalhando há alguns anos com a DOENÇA DE LYME. No seu documentário “Seasons”, falou sobre sua batalha com a doença “Sair da cama pela manhã pode não parecer difícil para algumas pessoas, mas tem sido muito difícil para mim. Os últimos anos não tem sido fáceis.”
Justin chegou a receber críticas que estava usando drogas pelo aspecto cansado que apresentava devido a doença.
A DOENÇA DE LYME PODE LEVAR A QUADRO DE FADIGA CRÔNICA, DOR E INCHAÇO NAS ARTICULAÇÕES E ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS. Pela doença ter estas manifestações muitas vezes pode ser confundida com fibromialgia ou artrite reumatóide e cabe ao reumatologista fazer esse diagnóstico diferencial.
A DOENÇA É CAUSADA PELA BACTÉRIA Borrelia burgdorferi, que é transmitida através da PICADA DE CARRAPATOS. A doença é bastante prevalente na América do Norte e felizmente não é comum no Brasil.
No Brasil uma doença semelhante a doença de Lyme, que recebeu o nome de doença de Baggio-Yoshinari foi relatada em alguns pacientes, porém por aqui ainda não houveram casos onde foi isolada a bactéria Borrelia burgdorferi causadora da doença de Lyme.
Ficou com alguma dúvida? Chame no direct ou deixe sua pergunta nos comentários!
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862