Frequentemente atendo no consultório pacientes com dores articulares e que já chegam falando que não tem doença reumatológica pois o exame do fator reumatóide veio negativo.
A artrite reumatóide que classicamente é a doença que a população mais associa com a presença do fator reumatóide positivo, pode frequentemente aparecer com todas as manifestações da doença mas sem alteração do exame do fator reumatóide.
Estudos já demonstraram que UM EM CADA QUARTO PACIENTES com artrite reumatóide tem o exame do FATOR REUMATOIDE NEGATIVO.
Por este motivo o diagnóstico da doença não se baseia apenas nesse único exame e muito mais nas alterações vistas na entrevista com o paciente e no exame médico. Se baseássemos o diagnóstico apenas no exame, muitos pacientes poderiam permanecer com a doença sem tratamento e terem sequelas permanentes com o passar do tempo.
Por isso a importância de uma avaliação com um reumatologista, que muita vezes consegue detectar alterações na avaliação médica, evitando retardar o diagnóstico. E como sempre falamos “TEMPO É ARTICULAÇÃO”, quanto mais demorarmos para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, maior são as possibilidades de levar a sequelas articulares a longo prazo.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862