Os principais objetivos são o alívio da dor, da rigidez, da inflamação e da fadiga, melhorando função, mobilidade, qualidade de vida e minimizando a progressão do dano estrutural.
O anti-inflamatórios(AINEs) sempre foram e ainda são usados como primeira linha de tratamento para o controle dos sintomas. Porém sabemos que eles podem causar efeitos colaterais indesejados, por este motivo outras medicações estão sendo constantemente desenvolvidas para o melhorar controle da doença.
Para pacientes que têm sintomas mais fortes nas grandes articulações, como joelhos, cotovelos, tornozelos e punhos por exemplo, também podemos fazer uso de medicações orais que já são aplicadas a muitos anos em diversas doenças reumatológicas.
Para pacientes sintomas mais fortes na coluna vertebral e/ou que não respondem bem aos demais tratamentos são utilizadas medicações imunobiológicas, que são injetáveis, formadas a partir de anticorpos.
O tratamento sem medicamentos também é muito importante para melhora dos sintomas da doença. A realização de exercícios físicos regulares, alongamentos e reabilitação postural tem grande benefício para portadores da doença.
Use os comentários, caso tenha alguma dúvida sobre o assunto.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862