A presença de dor no ombro é uma queixa bastante frequente no consultório, estima-se que 7 a 10% dos adultos tenham sintomas nos ombros.
A causa mais comum de dor no ombro são as tendinites e bursites, que normalmente ocorrem devido a movimentos repetitivos ou posições inadequadas principalmente relacionadas ao trabalho. Na maioria das vezes com posições em que o braço fica elevado por tempo prolongado.
A melhor forma de evitar dores nos ombros é a prevenção, evitando posições e movimentos repetitivos que possam levar a lesões nas estruturas do ombro.
Outras causas menos comuns são alterações das articulações do ombro, capsulite adesiva, dores musculares ou dores em órgãos internos que irradiam para o ombro (como dor cardíaca por exemplo).
A melhor forma de melhorar de uma dor no ombro é investigar qual a causa dessa dor, através do exame médico e conforme exames de imagem. Para que após o correto diagnóstico, possa ser realizada a correção da causa inicial da dor e não apenas uso de medicações ou técnicas para alívio temporário.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862