Apesar do ditado popular de que a dor no cotovelo seria apenas inveja, muitas condições médicas levam a dor nessa articulação.
Uma das causas mais frequentes de dor nessa articulação são as EPICONDILITES, que são um tipo de tendinite que ocorre nessa região. E existem dois tipos de epicondilite: a LATERAL (que ocorre na região externa do cotovelo) ou também conhecida como cotovelo do golfista, por ocorrer em praticantes de golfe, devido ao movimento repetitivo levando a sobrecarga destes tendões e a MEDIAL (que ocorre na região mais interna do cotovelo) ou também conhecida como cotovelo do tenista, por também ocorrer em jogadores de tênis, devido ao movimento repetitivo com a raquete.
Não apenas a prática destes esportes podem levar a epicondilite, mas diversas atividades, movimentos ou posições da vida cotidiana podem sobrecarregar estas estruturas e levar a dor no cotovelo.
Outras causas menos frequentes de dor no cotovelo, são inflamações por doenças da articulação (como artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, gota, entre outras), bursite e problemas no punho ou no ombro levando a uma dor que irradia até o cotovelo.
A avaliação com o reumatologista ajuda na definição da causa da dor no cotovelo e o melhor tratamento a ser seguido.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862
Uma resposta
Muito bom e útil este site!
Gostei muito.
Parabéns!