Uma das causas mais frequentes de dor na sola do pé é a FASCITE PLANTAR.
A fascite plantar é a inflamação de uma faixa espessa de tecido fibroso, que da o formato do calcanhar e liga o osso do calcâneo a base dos dedos.
O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar e, em geral, essa dor é mais intensa pela manhã. No entanto, nada impede que ela surja em qualquer ponto da sola do pé, depois de longos períodos em pé, depois de subir escadas ou mesmo depois de ter repousado um pouco.
Pessoas com sobrepeso, atletas, portadores de pés planos ou chatos e pessoas que utilizam salto alto são mais propensas a desenvolver a doença.
Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna. O objetivo do tratamento da fascite plantar é reduzir a inflamação, aliviar a dor e habilitar o paciente para assumir suas atividades rotineiras.
O tratamento inicial inclui aplicação de gelo no local, correção da pisada, uso de calçados adequados, exercícios de alongamento e reforço muscular. Pode-se fazer ainda fisioterapia, uso de palmilhas especiais, infiltração local, medicamentos para dor e anti-inflamatórios e, nos casos refratários, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862