Separei algumas das principais perguntas de pacientes que chegam até mim:
⠀
Estou em uso de imunossupressor, devo parar a medicação pelo risco de infecção? Não. Os pacientes que já estão em tratamento devem manter as medicações e só devem reduzir ou parar a medicação por orientação médica, pelo risco de piora ou descompensação da sua doença.
⠀
Descobri uma doença reumatológica, posso iniciar o tratamento ou devo esperar o término da pandemia? Pacientes com diagnóstico de doença reumatológica podem e devem iniciar o tratamento para evitar complicações.
⠀
Tenho doença reumatológica, mas meu tratamento precisa ser ajustado e preciso iniciar uma nova medicação ou aumentar a dose dos que já uso, posso fazer isso? Pacientes com doença reumatológica em atividade devem ajustar o tratamento, iniciando novas medicações ou aumentando doses para evitar complicações.
⠀
Fui diagnosticado com COVID-19 e faço tratamento para doença reumatológica, o que faço? Caso seja diagnosticado, comunique o seu médico reumatologista. Algumas medicações podem ser mantidas mesmo no quadro de infecção, outras devem ser interrompidas ou adiadas até a resolução da infecção e reiniciadas assim que houver melhora.
⠀
Uso hidroxicloroquina ou cloroquina, isso me torna imune a infecção? Não. Até o momento há diversos relatos de pessoas em uso dessas medicações que contraíram a doença e não existem estudos que comprovem que tenha efeito na prevenção da doença. Essas medicações foram testadas como parte do tratamento, mas até o momento não há comprovação que funcionem.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862