A bursite e tendinite são causas comuns de dores no ombro e para entendermos como podemos melhorar delas, o mais importante é sabermos de onde elas vem.
Na maioria das vezes a origem das tendinites e bursites vem de alguma posição ou movimento que levou a sobrecarga destas estruturas, gerando algum dano estrutural e posterior inflamação.
O processo do tratamento, às vezes, pode levar meses para uma melhora significativa. E o processo consiste em três partes: controle da inflamação, evitar a posição ou movimento que levou ao quadro e reabilitação.
O controle da inflamação é a etapa mais rápida e simples que pode ser alcançado com o uso de alguma medicação anti-inflamatória ou infiltração, porém se continuar havendo sobrecarga excessiva sobre o tendão ou a bursa o processo inflamatório logo retorna.
A segunda etapa sem dúvida é a mais importante, que trata em corrigir atividades do dia-a-dia, no trabalho ou em casa, que possam estar levando a este quadro.
E a última etapa consiste na reabilitação, que pode ser realizada através de exercícios físicos e/ou fisioterapia para recuperar a função do tendão ou da bursa previamente afetado.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862