Reumatologista em Porto Alegre
Email:atendimento@reumatologistaguilherme.com.br

LIGUE AGORA

(51) 3373-9976

Como descobrir se tenho Espondilite Anquilosante?

agosto 24, 2020

Como descobrir se tenho Espondilite Anquilosante?

Como descobrir se tenho Espondilite Anquilosante?

A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que acomete cerca de 0,3 a 1,5% da população e afeta principalmente o esqueleto axial (coluna vertebral, articulações sacroilíacas na bacia e quadris), mas também as articulações periféricas, especialmente grandes articulações dos membros inferiores (ex: joelhos e tornozelos).

A suspeita da doença deve existir quando pacientes jovens começam com quadro de dor nas costas, de modo persistente, por mais de três meses; principalmente se dor piora em repouso e no período noturno e melhora quando o paciente se movimenta. Podendo ser acompanhada por rigidez matinal que excede 30 minutos.

Outras manifestações que podem ocorrer são as dores alternantes nas nádegas, etesites (que são inflamações nos pontos de ancoragem dos tendões), dores articulares, principalmente em joelhos e tornozelos e dactilite, também chamada de “dedo em salsicha”, que é a inflamação de todo um dedo na mão ou no pé.

Se você conhece alguém que possa ter um quadro suspeito de espondilite anquilosante, compartilhe essa postagem. E se tiver alguma dúvida sobre a doença deixe nos comentários.

Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *