A resposta, com certeza, é NÃO.
Quando falamos de ARTRITE nos referimos, na maioria das vezes, a DOENÇAS INFLAMATÓRIAS E/OU AUTOIMUNES (em que o próprio corpo está atacando as articulações e assim gerando essa inflamação). A artrite pode ter vários sobrenomes dependendo do mecanismo que está causando essa inflamação, por exemplo: ARTRITE REUMATÓIDE, ARTRITE PSORIÁSICA, ESPONDILOARTRITE, ARTRITE REATIVA, ARTRITE REACIONAL, ARTRITE SÉPTICA, etc. Por isso a importância de sempre saber o nome e sobrenome da sua doença, pois o tratamento muda bastante conforme o mecanismo.
Quando falamos em ARTROSE normalmente estamos nos referindo a DOENÇA DEGENERATIVA que ocorre na cartilagem articular, popularmente chamado de “DESGASTE”. A artrose também é chamada de OSTEOARTRITE, levando aí a toda a confusão de artrite ou artrose.
A artrose é muito comum na população e sua frequência vai aumentando com o passar da idade, após os 75 anos, cerca de 85% das pessoas já tem evidências da doença. Já entre as artrites, a mais comum é a artrite reumatoide, que acomete em torno de 1% da população.
Sempre que receber um diagnóstico não esqueça de perguntar o nome e sobrenome da doença para seu médico. Imagine que seja tão importante como a senha do banco, pois se caso um dia precisar de algum atendimento de urgência, saberá certinho o que informar para não receber algum tratamento equivocado.
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862