Nessa semana iremos falar de uma das doenças mais prevalentes no consultório do reumatologista: a Artrite Reumatóide (ou AR para os mais íntimos). Inciaremos as postagens falando em quem pode desenvolver a doença quais os sintomas mais comuns da doença. Ao longo da semana iremos falar ainda sobre como é feito o diagnóstico e o tratamento.
A AR é uma doença crônica, inflamatória, cuja principal característica é a inflamação das articulações (juntas). Ela acomete cerca de 1% da população. Pode afetar homens e mulheres tanto jovens, quanto idosos, mas ela é mais comum em mulheres em torno dos 50 anos de idade.
A Artrite Reumatoide (AR) pode iniciar com apenas uma ou poucas articulações inchadas, quentes e dolorosas (artrite ou sinovite), geralmente acompanhada de rigidez para movimentá-las principalmente pela manhã e que pode durar horas até melhorar.
Os locais mais comumente acometidos são as mãos, punhos e pés, podendo acometer outras articulações com transcorrer da doença. A evolução é progressiva sem o tratamento adequado, e determinando desvios e deformidades decorrentes do afrouxamento ou da ruptura dos tendões e das erosões articulares.
Mais informações sobre a doença estão disponíveis no site: https://reumatologistaguilherme.com.br/artrite-reumatoide/
E se tiverem alguma dúvida, podem entrar em contato através das minhas redes sociais ou através do site.
Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia
Dr. Guilherme Leví Tres
Médico Reumatologista
CRM 40041/ RQE 34862