Hoje quero falar com você que seguiu as minhas dicas e iniciou um programa de exercícios físicos mas logo após começou com dores e já está pensando em desistir.
Sempre é importante avaliar em que momento essa dor está acontecendo: APÓS o exercício (“DOR BOA”) ou DURANTE ou o exercício (“DOR MÁ”).
Dores “BOAS” principalmente musculares APÓS OS EXERCÍCIOS são comuns e esperadas, principalmente se seu corpo não está acostumado com essa atividade, elas significam que o seu músculo está sobre um estresse maior do que ele estava acostumado e ganhando condicionamento. Esse quadro é comumente chamado de DOR DO DIA SEGUINTE ou dor muscular de início tardio, do inglês DOMS (Delayed Onset Muscle Soreness).
Caso essa dor seja muito intensa, talvez tenha que reduzir a intensidade ou carga do seu exercício, felizmente, com o melhor condicionamento físico, essa dor tende a diminuir.
Dores “RUINS” normalmente ocorrem DURANTE O EXERCÍCIO. Se for uma dor súbita e localizada pode significar que exista alguma LESÃO que esteja levando a essa dor e sempre devem ser avaliadas por um médico, preferencialmente especialista.
As causas mais comuns são alterações na estrutura do sistema musculoesquelético, como lesões no músculo, cartilagem, ossos, sinóvia, bursas, ligamentos, tendões ou meniscos.
Fonte: Johns Hopkins Medicine ‘Good Pain’ versus ‘Bad Pain’ in Athletes